O rastreamento é um dos fatores mais importantes na hora de fazer as entregas da sua empresa, assim como um dos fatores que os aplicativos de logística devem levar em conta na hora de decidir as melhores rotas de entrega. 

Não é fácil rastrear remessas, mas ao escolher um aplicativo de logística é necessário levar em conta algumas considerações. Aqui vamos dizer-lhe quais são.

Calcule a rota ideal para cada motorista

Calcular a rota mais rápida, segura e eficiente para entregas programadas é uma das características essenciais que qualquer aplicativo de logística deve atender.

Este cálculo de rota leva em consideração todas as entregas, considerando os horários em que cada uma delas foi programada, além dos horários de maior tráfego, o estado do pavimento, etc.

O cálculo de rotas deve ser feito diariamente, por isso os operadores da sua empresa devem inserir as informações supracitadas para que o aplicativo calcule a melhor rota, levando em consideração o tempo e os horários programados como principais fatores.

No entanto, esse cálculo de rota também deve estar sujeito a alterações em tempo real se as condições mudarem ou uma entrega for cancelada. 

A entrada de dados pelos operadores de aplicativos de logística deve ser relevante e atender aos padrões de eficiência.

A melhor experiência de navegação para motoristas

Além de calcular a melhor rota para as entregas do dia, o aplicativo deve fornecer informações pertinentes sobre as decisões que o motorista deve tomar para realizar seu trabalho.

Ou, deve ser claro quais ruas tomar, quando virar, em qual direção virar, quando o motorista vai encontrar engarrafamentos, etc.

Para isso, o aplicativo deve ter as informações visíveis sobre o mapa da cidade, pois podem aparecer no trânsito, à distância entre os pontos de interseção, a direção das ruas, etc.

Dessa forma, os empresários poderão realizar seu trabalho com eficiência e no menor tempo possível.

Acompanhamento de entregas em tempo real

Tanto a logística do armazém quanto os compradores precisam acompanhar as entregas em tempo real.

O aplicativo em questão deve poder ser interconectado com o sistema central. Esta forma pode fornecer uma informação relativa à fase em que se encontra a entrega.

Além disso, o acesso às informações de monitoramento em tempo real deve ser simples e fácil de usar por qualquer indivíduo, independentemente de sua faixa etária.

O melhor é que você disponibiliza um código, por meio do qual o usuário pode entrar na página da web ou no aplicativo.

Uma vez lá dentro, você poderá conferir as etapas de entrega e onde o caminhão está em tempo real.

Notificação automática para o cliente

Além do rastreamento em tempo real (dado que muitos utilizadores não se preocupam em seguir o processo de entrega), é fundamental que o aplicativo de entrega envie notificações diretas ao usuário para que este saiba em que fase se encontra a entrega.

Estas notificações devem, em primeira instância, ser configuráveis pelo utilizador, para que este possa tomar a decisão quanto aos meios pelos quais deseja receber tais notificações.

As alternativas são:

  • Por mensagem de texto direta para o celular.
  • Por mensagem de WhatsApp.
  • Por correio eletrônico.

Essas notificações também fornecem informações de duas maneiras, podem fornecer um link como mensagens que os usuários acessam no aplicativo ou pelo fornecimento de informações diretamente na mensagem de texto ou meio preferido.

O primeiro é mais seguro, mas pode ser inconveniente para alguns usuários.

Prova de entrega efetuada

Para concluir com sucesso um processo de entrega, é essencial estabelecer que a entrega ao destinatário foi efetivamente realizada.

Para isso, o aplicativo de entrega deve ter um sistema de digitalização ou fotografia de alta qualidade que demonstre que o consumidor final recebeu seu pacote.

De resto, este sistema de captura de comprovantes de entrega deve ter a opção de registar as impressões digitais e/ou assinaturas, podendo ainda consultá-las para evitar fraudes ou certificar-se de que a encomenda está a ser entregue à pessoa correta.

Este documento deve ser entregue e enviado tanto para a logística do armazenamento quanto para a pessoa que recebe a entrega.

Desta forma, ambas as partes terão a prova de que a execução foi completa e sem nenhum problema.

SimpliRoute e Up Software

Uma das razões pelas quais SimpliRoute faz a diferença é porque possui algoritmos proprietários poderosos. Entre eles, Simplify, um algoritmo de encaminhamento que se baseia no que realmente acontece na rua, para quê? Para escolher o caminho certo. Com o Big VRP o software suporta sem problemas até 40000 entregas e 400 veículos simultâneos para grandes operações. Por sua vez, “Balanced Routing” ajuda a reconhecer o ponto exato de equilíbrio entre toda a frota de transporte para assegurar uma carga de trabalho ótima e equilibrada para todos os condutores.

A Up Software é um sistema de gestão completo para distribuidoras, indústrias, atacados e varejo. Onde  é possível sequenciar todas as entregas, fazendo a gestão de pedidos, boletos, notas fiscais, itinerários pré-estabelecidos, banco de dados de motoristas e suas regiões, cuidando de todo processo interno da empresa para que essas informações possam ser incluídas na roteirização. O sistema SimpliRoute com base nesses dados adicionais, irá otimizar o sequenciamento de entregas da melhor forma e com melhor custo.

Finalmente, podemos dizer que com SimpliRoute e a Up Software (partner Brasil) poderá criar as rotas mais optimizadas, monitorizar os seus veículos em tempo real, melhorar as suas decisões através da informação que receberá sobre a prática dos condutores, e prever com mais precisão a hora prevista de chegada graças ao comportamento histórico das suas decisões.Agora que você conhece os 5 principais recursos de rastreamento em qualquer aplicativo de logística, gostaria de experimentar o SimpliRoute de graça? Pedir acesso  aqui.

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