Transporte de bebidas: você está fazendo isso certo?

Com a chegada do fim do ano junto ao verão, o transporte de bebidas ganha destaque. Isso porque, mesmo com o isolamento, a cerveja, o refrigerante e os nossos drinks favoritos não podem faltar nas festividades, nem nos dias quentes para aliviar a sensação de calor. Consequentemente, a necessidade de abastecimento e de reposição do estoque de supermercados, lojas e distribuidoras implica em maior circulação de carga nas estradas.

De acordo com o levantamento da Porto Seguro Transportes, no segundo semestre há o aumento de 10% a 15% no transporte de diversas mercadorias. Entre elas, é claro, estão as bebidas. Para completar a contextualização, cabe ressaltar que o brasileiro gasta, em média, 14% do salário só com cerveja. Os dados são de um estudo realizado pela Cuponation.

Surge então o desafio de realizar o transporte de bebidas com segurança, eficiência e agilidade. Você está fazendo isso certo? Na sequência, vamos compartilhar dicas valiosas sobre a tarefa. Confira!

Planeje a rota com cuidado

Além do atendimento à demanda do mercado, é preciso completar o trajeto sem que os itens fiquem impróprios para o consumo. Afinal, eles são perecíveis, sendo recomendado estarem disponíveis ao consumidor até 40 dias antes de seu prazo de validade.

A cerveja, por exemplo, dura seis meses. O refrigerante e o suco resistem até 180 dias em latinhas, ao passo que o prazo diminui para 60 dias se embalados em garrafas pet. Por outro lado, vinhos e destilados, armazenados em vidro, não perdem suas propriedades com facilidade (prazo indeterminado).

Outra questão a ser pensada no momento de traçar a rota de entrega é sobre o peso distribuído no caminhão (em cima de cada eixo). Tenha atenção. Durante as paradas, há a entrega de recipientes cheios e recolhimento de embalagens vazias. Pense na gestão da carga constantemente, evitando o desequilíbrio.

Evite, também, estradas com muitos buracos. A trepidação implica no risco de danificar embalagens. É muito importante escolher caminhos rápidos, estáveis e seguros, evitando ladrões. Profissionais logísticos são capazes de cruzar todas as informações e escolher, sempre, a melhor rota. Conte com eles.

Acomode bem as embalagens

Enquanto o vidro é muito frágil, os produtos gaseificados ficam com pressão interna. Portanto, cabe ao armazenamento ser capaz de proteger as embalagens da ação do calor e da interferência da vibração. As garrafas devem ser isoladas, de modo que não fiquem soltas. Utilize engradados, plástico bolha, papelão, papel e isopor. Lembre-se de espalhar avisos de mercadoria frágil.

Recomendados inspecionar as unidades, antes de entrarem e saírem no caminhão. Levante o número de itens danificados. Observe peças quebradas, estufamentos de latas, garrafas de plástico sem brilho (devido ao calor) e embalagens possivelmente contaminadas a serem separadas ao descarte.

Avalie a carroceria adequada ao transporte de bebidas

Em primeiro lugar, a carroceria deve contar com boa ventilação, vedação contra umidade e exposição à luz . Verifique se o espaço está limpo. Sujeira, calor, impurezas e objetos que podem cortar as embalagens podem deixar o material impróprio para o consumo. 

De maneira geral, a carroceria do tipo furgão sider. É obrigatório disponibilizar um veículo compatível à necessidade da carga

Contrate a Cargo X

A Cargo X te oferece a melhor solução do mercado para o transporte de bebidas. Temos experiência no assunto, já que estamos há 8 anos reescrevendo a cultura do transporte de cargas no Brasil. Fazemos o match digital entre cargas e caminhões, reduzindo o tempo de caminhoneiros viajando sem carga.

Cruzamos o perfil ideal de produtos, inclusive as bebidas, com os profissionais capacitados a executar o serviço com segurança. Tudo muito fácil e sem burocracia, empregando, ao máximo, o poder da tecnologia ao seu favor.

Quer colicitar uma cotação de frete para o seu transporte de bebidas? Acesse www.cargox.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *